Arte é Inovação

Entre os dias 16 e 21 de outubro artistas consagrados no cenário nacional e internacional farão parte da “Semana Arte é a Inovação”. Ygor Marota, o VJ suave, Marivaldo dos Santos do Stomp, Carlos Meceni ator de séries como “O Mecanismo” e Pam Teixeira do Slam das Minas, farão intervenções artísticas em espaços públicos na cidade de São Paulo. O espetáculos acontecerão nos Centros Educacionais Unificados (CEU): Jaçanã, Jaguaré, Cantos do Amanhecer e teremos também um show especial do grupo Quabales no Casa Natura Musical!.

Os espetáculos idealizados pelos artistas para este evento terão o público como parte do espetáculo. Além da performance deles dos artistas o público será chamado a participar do espetáculo. “O conceito do projeto é que o público não seja apenas espectador, mas também faça parte do espetáculo”, diz Marcelo Sollero, Diretor Executivo do Polo Cultural e idealizador do evento.

Cada dia as quatro interações artísticas acontecerão ao mesmo tempo nos espaços nas frentes de: Batalha de Poesia (Slam Baderna!), Realidade Virtual (VJ Suave), Teatro (Praça de Retalhos) e Música (Quabales). Os participantes assistirão o espetáculo e poderão interagir com o que eles acabarão de ver.

Floresta Encantada

Nesta instalação o convite é para ver o invisível. Somos desafiados a ultrapassar a fronteira das noites urbanas, nas quais nos acostumamos a ver as projeções em grande formato do duo VJ Suave, e adentrar o território da floresta amazônica pelos olhos da Realidade Virtual.Combinando tecnologias de última geração com saberes imemoriais dos povos indígenas, Ceci Soloaga e Ygor Marotta nos levam a um mundo que responderá aos nossos gestos e movimentos.

No jogo proposto pelo duo não há obstáculos a vencer, mas um percurso no qual se estabelecem relações com os personagens e com as coisas. É preciso entrar em sintonia com os sons do ambiente, com a música dos instrumentos, com a diversidade da flora e dar-se conta da beleza dos animais. Isso demanda atenção, suavidade e imersão dos participantes.

Toda uma nova pedagogia do olhar está em pauta aí. Ela pressupõe uma outra visualidade: a que enxerga, a partir do invisível, com a mente em simbiose com todos os órgãos do corpo.

floresta1
floresta3
floresta2
floresta4

Praça de Retalhos

Imagine um musical em que a sustentabilidade é a estrela do show!

Essa é a proposta do espetáculo Praça de Retalhos, uma peça em que todo o cenário e figurino é montado a partir de sucata e jornais velhos ali, na frente da plateia. Assim, toda a construção dos personagens, cenários e produção são desenvolvidos de maneira improvisada.

retalhos2
retalhos4
retalhos3
retalhos1

Baderna Slam!

Através da Poesia a periferia tem mostrado para o centro sua expressão por meio da arte. No SLAM nasce e transborda a expressão humana. Esse novo jeito de se fazer poesia há troca intensa de culturas, raças, cores e diversidade. Os poetas aqui convidados para participar do projeto declamarão suas obras, feita por jovens e para jovens, expressando suas convicções e sentimentos.

baderna4
baderna2
baderna3
baderna1

Pocket Show Quabales

Artista multi-instrumentista e percussionista do espetáculo STOMP (musical da Broadway). Fundador e coordenador do grupo Quabales. Trará para o projeto uma apresentação interativa inédita, convidando a plateia a entrar numa grande brincadeira musical. Com seu talento reconhecido tirará da plateia seus sons e musicalidade, garantindo uma grande performance.

quabales2
quabales4
quabales3
quabales1

PROGRAMAÇÃO

16/10

QUARTA-FEIRA

CEU Jaguaré

8h às 16h30

17/10

QUINTA-FEIRA

CEU Canto do Amanhecer

8h às 16h30

18/10

SEXTA-FEIRA

CEU Jaçanã

8h às 16h30

Show Quabales

Casa Natura Musical

21h30

21/10

SEGUNDA-FEIRA

CEU Jaguaré

8h às 16h30