Arte é Inovação 2019
Entre os dias 16 e 21 de outubro artistas consagrados no cenário nacional e internacional fizeram parte da “Semana Arte é a Inovação”. Ygor Marota, o VJ suave, Marivaldo dos Santos do Stomp, Carlos Meceni ator de séries como “O Mecanismo” e Pam Teixeira do Slam das Minas, fizeram intervenções artísticas em espaços públicos na cidade de São Paulo. O espetáculos aconteceram nos Centros Educacionais Unificados (CEU): Jaçanã, Jaguaré, Cantos do Amanhecer e tivemos também um show especial do grupo Quabales no Casa Natura Musical!
Os espetáculos idealizados pelos artistas para este evento tiveram o público como parte do espetáculo. Além da performance deles dos artistas o público foi chamado a participar do espetáculo. “O conceito do projeto é que o público não seja apenas espectador, mas também faça parte do espetáculo”, diz Marcelo Sollero, Diretor Executivo do Polo Cultural e idealizador do evento.
Cada dia as quatro interações artísticas aconteceram ao mesmo tempo nos espaços nas frentes de: Batalha de Poesia (Slam Baderna!), Realidade Virtual (VJ Suave), Teatro (Praça de Retalhos) e Música (Quabales). Os participantes assistiram o espetáculo e puderam interagir com o que eles tinham acabado de ver.
Floresta Encantada
Nesta instalação o convite é para ver o invisível. Somos desafiados a ultrapassar a fronteira das noites urbanas, nas quais nos acostumamos a ver as projeções em grande formato do duo VJ Suave, e adentrar o território da floresta amazônica pelos olhos da Realidade Virtual.Combinando tecnologias de última geração com saberes imemoriais dos povos indígenas, Ceci Soloaga e Ygor Marotta nos levam a um mundo que responderá aos nossos gestos e movimentos.
No jogo proposto pelo duo não há obstáculos a vencer, mas um percurso no qual se estabelecem relações com os personagens e com as coisas. É preciso entrar em sintonia com os sons do ambiente, com a música dos instrumentos, com a diversidade da flora e dar-se conta da beleza dos animais. Isso demanda atenção, suavidade e imersão dos participantes.
Toda uma nova pedagogia do olhar está em pauta aí. Ela pressupõe uma outra visualidade: a que enxerga, a partir do invisível, com a mente em simbiose com todos os órgãos do corpo.
Pocket Show Quabales
Artista multi-instrumentista e percussionista do espetáculo STOMP (musical da Broadway). Fundador e coordenador do grupo Quabales. Trará para o projeto uma apresentação interativa inédita, convidando a plateia a entrar numa grande brincadeira musical. Com seu talento reconhecido tirará da plateia seus sons e musicalidade, garantindo uma grande performance.
Baderna Slam!
Através da Poesia a periferia tem mostrado para o centro sua expressão por meio da arte. No SLAM nasce e transborda a expressão humana. Esse novo jeito de se fazer poesia há troca intensa de culturas, raças, cores e diversidade. Os poetas aqui convidados para participar do projeto declamarão suas obras, feita por jovens e para jovens, expressando suas convicções e sentimentos.
Praça de Retalhos
Imagine um musical em que a sustentabilidade é a estrela do show!
Essa é a proposta do espetáculo Praça de Retalhos, uma peça em que todo o cenário e figurino é montado a partir de sucata e jornais velhos ali, na frente da plateia. Assim, toda a construção dos personagens, cenários e produção são desenvolvidos de maneira improvisada.