Arte é Inovação 2020

Entre os dias 22 e 25 de outubro, o Polo Cultural promoveu o evento "Arte é Inovação", quando artistas e profissionais de diferentes setores realizaram talks sobre os temas Arte, Inovação e Sustentabilidade.

A proposta é trazer luz a temas como: arte como ativismo, a arte que pulsa nas periferias, territórios criativos, centros comunitários na periferia, acessibilidade artística, empreendedorismo social e outros.

VJSuave

Vj Suave - 22.10 | 20H

Slam-das-Minas01

Slam das Minas - 23.10 | 20H

MadameBlavatsky

Madame Blavatsky - 24.10 | 20H

VraPower03

Vra Power - 25.10 | 20H

4 dias de evento, com oito talks, quatro performances e muitas trocas e aprendizados.

22.10
A saída é a arte
Mel Lisboa, Izabel Wilker, Leona Jhovs e Luz Ribeiro

 

A arte das periferias não é influenciada, ela é a influência
Carol Peixoto (Slam das Minas), Pam Araujo (Slam das Minas) e Khally Hip Hop (B Boys)

MAIS +

23.10
Arte ativista
Marcela Scheid, Fábio Ventura (Coletivo Abrupto), Tim (Imargem) e Leona Jhovs

 

Territórios criativos - a ascensão da classe criativa
Laura Taves (Museu do Amanhã) e Kleber Montanheiro (Cia da Revista)(Khaly)

MAIS +

24.10
Centros comunitários e vida na periferia
Ygor Melo (Teto Br), Khally Hip Hop (B Boys) e Adélia Rodrigues (Gastronomia Periférica)

 

Território global
Vj Fer Pineirua, Vj Mozart e Ygor (VJ Suave)

MAIS +

25.10
Acessibilidade artística
Nina Mancin (Polo Cultural), Victor di Marco e Isis De Castro Riechelman

 

Empreendedorismo social em busca de autonomia
Lemuel Simis (Firgun), Liliane Jacintho (Plana Vivências) e Daniel Annenberg

MAIS +

PROGRAMAÇÃO

22.10

16h - ABERTURA: Tawane Theodoro (poesia)

TALK: A saída é a arte
A pandemia escancarou, mais uma vez, a importância da arte. Em tempos de isolamento social, foi a arte que nos acompanhou por toda trajetória e seguirá dando a direção. Em casa, foram os artistas, músicos, cineastas, escritores e poetas que nos aliviaram em momentos de tensão. A arte traz esperança e mexe com nossas emoções.

MEDIAÇÃO: Luz Ribeiro
PARTICIPAÇÕES: Mel Lisboa, Izabel Wilker e Leona Jhovs


LIVE NO YOUTUBE

 

18h - TALK: Arte na periferia não é influenciada, ela é a influência
A antropofagia da semana e arte moderna nos transformou em um caldeirão artístico cultural por 100 anos. Hoje colhemos uma revolução cultural nas periferias trazendo essas estéticas no dia a dia de todos. Funk, HipHop, poesias, grafite, pinturas, tatuagens, a revolução está no nosso dia a dia. A arte periférica é a cultura brasileira que alimentará o planeta. Estamos só no começo.

MEDIAÇÃO: Marcelo Sollero
PARTICIPAÇÕES: Carol Peixoto (Slam das Minas), Pam Araujo (Slam das Minas) e Khally Hip Hop (B Boys)


LIVE NO YOUTUBE

 

20h - PERFORMANCE: Projeção Vj Suave


LIVE NO YOUTUBE

23.10

16h - TALK: Arte ativista
Em uma carta para um amigo, Lenin reclama dos artistas pós revolução de 17. Os líderes chineses se irritavam com a arte porque questionavam tudo que eles faziam. Pushkin, poeta russo, foi preso pelo Czar. Fitzgerald escreveu um livro chamando o presidente de Vegetal. Arte é forma de se expressar; de colocar para fora as angústias, os anseios e nossas vulnerabilidades. É pela arte que comunicamos aquilo que queremos dizer com o coração: pode ser amor ou dor. O fazer artístico sempre foi caminho para a luta: expor feridas, escancarar desigualdades, denunciar abusos e opressões. É pela arte que nos fazemos ser ouvidos. É pela arte que a gente grita.

MEDIAÇÃO: Leona Jhovs
PARTICIPAÇÕES: Marcela Scheid, Fábio Ventura (Coletivo Abrupto) e Tim (Imargem)


LIVE NO YOUTUBE

 

18h - TALK: Territórios Criativos - a ascensão da classe criativa
Territórios criativos são bairros, cidades ou regiões que apresentam potenciais culturais criativos capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando preservação e promoção de seus valores culturais e ambientais. Nos territórios criativos, podem existir diversas atividades ao mesmo tempo que vão desde indústrias culturais clássicas, como artes visuais, música e literatura, até outros setores, como propaganda, arquitetura, arqueologia e design. A economia criativa é um setor estratégico e dinâmico, tanto do ponto de vista econômico como social. Suas atividades geram trabalho, emprego, renda e inclusão social. Acreditamos no potencial propagador da arte como forma de fazer revolução e como forma de transformar a sociedade.

MEDIAÇÃO: Marcelo Sollero
PARTICIPAÇÕES: Laura Taves (Museu do Amanhã) e Kleber Montanheiro (Cia da Revista)


LIVE NO YOUTUBE

 

20h - PERFORMANCE: Slam das Minas


LIVE NO YOUTUBE

24.10

16h - ABERTURA: B Boys

TALK: Centros comunitários e vida na periferia
Uma cidade sustentável é uma cidade feita por e para pessoas, que fomenta a cultura e consumo local, por meio de trocas justas. Acreditamos que é preciso trazer o lazer como forma de aprendizagem. O local onde convivemos, conhecemos outras pessoas e vemos o novo é - ou deveria ser - o espaço mais importante da nossa comunidade. Escola, clube, parque, centros culturais, praças, hortas e outros são lugares que ativam nossa consciência e abrem nossa mente. Por isso, acreditamos que a criatividade é impulsionada por espaços sadios de convivência. São em centros comunitários que a diversidade floresce.

MEDIAÇÃO: Marcelo Sollero
PARTICIPAÇÕES: Ygor Melo (Teto Br), Khally Hip Hop (B Boys) e Adélia Rodrigues (Gastronomia Periférica)


LIVE NO YOUTUBE

 

18h - TALK: Território global
Hoje, o local e o global conversam em um grande território criativo. Vivemos em um mundo marcado pela globalização, resultante, entre outros fatores, da expansão das tecnologias de comunicação. A arte ultrapassa as fronteiras e possibilita aos agentes das áreas de expressão se comunicarem e trocarem referências. Estamos todos conectados e, desta forma, é possível para um produtor musical do Interior do Brasil, por exemplo, ter a possibilidade de desenvolver uma parceria profissional com outro instrumentista do outro lado do planeta. A arte rompe barreiras e é através dela que nos conectamos.

MEDIAÇÃO: Ygor (VJ Suave)
PARTICIPAÇÕES: Vj Fer Pineirua e Vj Mozart


LIVE NO YOUTUBE

 

20h - PERFORMANCE: Teatro Madame Blavatsky (Mel Lisboa)


LIVE NO YOUTUBE

25.10

16h - TALK: Acessibilidade artística
O projeto Arte É Inovação se propõe a inserir a pauta da cultura da acessibilidade em todos os segmentos. Importante enxergar a arte como ferramenta de inclusão social no sentido de promover uma integração entre pessoas com e sem deficiência. A Polo Cultural, através do Projeto Acessibilidade ao Palco, por exemplo, promove anualmente em torno de uma manifestação artística, a reunião entre crianças com e sem deficiência. A experiência tem se mostrado um sucesso e prova que arte tem a capacidade de instaurar a inclusão social.

MEDIAÇÃO: Eneida Soller
PARTICIPAÇÕES: Nina Mancin (Polo Cultural), Victor di Marco e Isis De Castro Riechelman


LIVE NO YOUTUBE

 

18h - TALK: Empreendedorismo social em busca de autonomia
Empreendedorismo social é sobre ter autonomia para criar um trabalho com significado, que gere impacto ao nosso redor. Estamos buscando novas formas de nos relacionar com nosso tempo - e também com o nosso trabalho. É preciso criar um trabalho que atenda às nossas demandas e também às demandas da sociedade.

MEDIAÇÃO: Bruna Coletti
PARTICIPAÇÕES: Lemuel Simis (Firgun), Liliane Jacintho (Plana Vivências) e Daniel Annenberg


LIVE NO YOUTUBE

 

20h - PERFORMANCE: Bloco de Carnaval Vra Power


LIVE NO YOUTUBE