parallax background

 

“(...) pregam o fim do mundo como uma possibilidade de fazer a gente desistir dos nossos próprios sonhos. E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim do mundo.

– Ailton Krenak em “Ideias para adiar o fim do mundo”

Qual é seu verso para adiar o fim do mundo?

A edição de 2024 do concurso Tâmaras busca refletir sobre nossos desarranjos ecológicos e políticos, e sobre como podemos voltar a sonhar com a continuidade da humanidade através da poesia. Diante de uma realidade que parece se acabar a cada dia, é preciso enriquecer nossas subjetividades para que elas não virem outro recurso esgotado.

Convidamos os poetas de todo país a ressignificar nossa relação com nossos rios, florestas, cidades e paisagens; compreender qual é nosso papel como cidadãos, e semear uma nova sociedade em harmonia com a terra. É com a poesia que conseguimos nutrir novos caminhos e, por fim, nos erguer e respirar novamente, de olho em um horizonte límpido e possível.

Inspirado por uma citação de Ailton Krenak, a edição de 2023 do concurso Tâmaras busca refletir sobre a recuperação da ancestralidade de diversas culturas, e sonhar com um futuro melhor para todos nós.

“Os rios, esses seres que sempre habitaram os mundos em diferentes formas, são quem me sugerem que, se há futuro a ser cogitado, esse futuro é
ancestral, porque já estava aqui.”
- Ailton Krenak em “Futuro ancestral”

O tema "O futuro é ancestral" convida poetas de todo país a fazerem uma reflexão sobre a importância de reconectar com nossos legados culturais e ancestrais. À medida que navegamos pelas águas incertas do futuro, olhar para trás, para as sabedorias e tradições que nossos antepassados nos legaram, torna-se essencial.

Essa jornada de autodescoberta nos permite compreender não apenas de onde viemos, mas também quem somos e para onde desejamos ir como sociedade. Ao resgatarmos nossas raízes, encontramos um alicerce sólido para construir um futuro mais consciente, inclusivo e harmonioso, tanto para nós quanto para as gerações que virão.

Inscrições e entregas

Cada poeta deverá nos enviar um poema em forma textual e em vídeo, performando a poesia com a força da palavra falada e do corpo. As inscrições irão até até 11/11/2024, 23h59min, ou até batermos 100 inscrições.

Preencha o formulário abaixo, enviando-nos o vídeo com a performance através de um link privado ou não-listado de YouTube ou Vimeo.
Documentos necessários: Identidade, texto escrito e em vídeo.

Divulgação:
- Fique atento ao e-mail informado na inscrição.
- Siga @arenadapalavra no Instagram para saber todas as novidades.

Quem Pode Participar:
- Novos autores, alunos de escolas públicas até o terceiro ano do colegial, autores e artistas independentes no universo literário.
Obrigatório para menores de idade: Autorização assinada por um responsável legal.

Clique para download da autorização >>

Poesias
-As obras devem ser de total autoria do participante inscrito, e inéditas.
- Os vídeos podem ter no máximo 03 minutos de duração, e conter apenas imagens de autoria do poeta.
- Não se pode utilizar citações de outros poetas ou compositores.

Seleção:
1ª FASE
- Avaliação em duas etapas: texto escrito e vídeo poético.
- Resultados publicados até 22/11/24 neste site e no Instagram @arenadapalavra.

2ª FASE
- Os 10 poemas finalistas serão publicados no YouTube do Polo Cultural no dia 22/11/2024, e os três vídeos com maior engajamento serão os vencedores do concurso.

parallax background

CRONOGRAMA

• Abertura das Inscrições:
25/10/24
• Prazo final para inscrições:
11/11/24 (ou até 100 inscrições)
• Lançamento das poesias finalistas no YouTube:
22/11/24
• Fechamento do concurso para medição de engajamento:
01/12/24, às 23h59
• Divulgação dos vencedores:
04/12/24

Inscrições encerradas
Chegamos aos 100 inscritos!