Tâmaras - Poemas para depois do amanhã

“Tâmaras: Poemas para depois de amanhã” é um concurso de poesia gratuito, com premiação em dinheiro, destinado a jovens de todo o Brasil. Na sua primeira edição, em 2020, Tâmaras teve mais de 400 inscritos, em 22 estados brasileiros. O objetivo, em 2021, é chegar a 1.500 inscritos em todo o país.

O incentivo à escrita e à leitura representa uma oportunidade para o jovem ampliar sua visão do mundo. Através do hábito da leitura e da escrita criativa, a pessoa pode tomar consciência das suas necessidades e subjetividades, promovendo assim a sua transformação e a do mundo em sua volta.

Princípios

Resultados 2020

Visibilidade

133.024 Usuários alcançados
1.540 Visualizações da página de destino

Engajamento

1.416 Reações às publicações
142 Comentários nas publicações
1.919 Compartilhamentos da publicações
110.000 Vizualizações no IGTV do Polo Cultural

Conversões

415 Inscrições

Alcance

22 ESTADOS
115 CIDADES
415 PARTICIPANTES
324
MIL
USUÁRIOS

Estratégia 2021

Engajamento

40.000 Reações às publicações
4.000 Comentários nas publicações
1.700 Compartilhamentos da publicações
5.000.000 Vizualizações no IGTV do Polo Cultural

Formato

O concurso nacional de poesia Tâmaras é composto de três etapas:

  • Primeira etapa: Classificatória por Estado. Os canditados submentem sua poesia escrita a um júri especializado.
    • Segunda etapa: Classificatória Nacional. Os candidatos declamam sua poesia em vídeo na web, para que os usuários das redes sociais e admiradores escolham sua poesia favorita.
      • Terceira etapa: As 10 melhores poesias competem entre si. Ganha quem tiver mais engajamento nas redes sociais (curtidas e compartilhamentos).

        O alto engajamento entre os jovens, dentro e fora das redes sociais, comprova a relevância desta iniciativa.

        DIVULGAÇÃO

        Lançamento e cobertura digital

        Dividida em três etapas:

        • AQUECIMENTO - 1 mês antes do evento
        • LANÇAMENTO - semana do evento
        • ENCERRAMENTO - semana seguinte

        Serão produzidas peças de comunicação (posts, stories e teasers) a serem veiculadas nos perfis e canais oficiais Polo Cultural no Instagram, Facebook e Youtube).

        Alcance com impulsionamento: 3 milhões.

        10 influencers com 500 mil seguidores no total.


        Cotas e contrapartidas

        As contrapartidas serão construídas em conjunto com a patrocinadora.

        • Durante as 8 semanas serão feitas entrevistas de lançamento de livros e música no formato de talkshow com Mel Lisboa.
        • Doação de exemplares do livro de poesia com ganhadores de cada Estado; os 10 finalistas; e o/a grande granhador(a).
        • A patrocinadora desenvolverá, em conjunto com o patrocinado, as estratégias de divulgação nas mídias digitais do projeto e seus parceiros.
        • Caso as Lei de Incentivo permitam, sem que haja qualquer prejuízo, a patrocinadora poderá realizar ações de promoção durante as transmissões online do concurso.
        • A patrocinadora poderá divulgar a parceria e conteúdos, fotos e vídeos do projeto nos seus canais digitais, tais como sites, portais e mídias sociais. A patrocinadora também abre seus canais digitais para que o patrocinado, caso deseje, disponibilize para o público streaming e download de conteúdo do projeto.
          • Aplicação do logo nas peças impressas e digitais (devendo todo material ser previamente aprovado pela patrocinadora).
          • Caso haja acordo, a patrocinadora também poderá promover a transmissão ao vivo, via web streaming, do projeto para que o mesmo atinja um maior número de pessoas, sem que isso caracterize um custo adicional para o patrocinado ou mesmo uma ampliação da cota de patrocínio.
          • A patrocinadora poderá mencionar e utilizar, sem fins comerciais, a marca dos projetos em suas ações de comunicação para públicos internos e utilizar imagens e sons dele decorrentes, sem qualquer ônus, desde que os participantes tenham concedido o uso do direito de imagens.
          • Citação do nome da patrocinadora em entrevistas, produção de release sobre o projeto, citando o patrocínio a ser aprovado pela equipe de comunicação da patrocinadora. No caso de produção de peça gráfica com textos, sendo de interesse para a empresa, inserção de texto assinado pela patrocinadora.