
Tâmaras - Poemas para depois do amanhã
“Tâmaras: Poemas para depois de amanhã” é um concurso de poesia gratuito, com premiação em dinheiro, destinado a jovens de todo o Brasil. Na sua primeira edição, em 2020, Tâmaras teve mais de 400 inscritos, em 22 estados brasileiros. O objetivo, em 2021, é chegar a 1.500 inscritos em todo o país.
O incentivo à escrita e à leitura representa uma oportunidade para o jovem ampliar sua visão do mundo. Através do hábito da leitura e da escrita criativa, a pessoa pode tomar consciência das suas necessidades e subjetividades, promovendo assim a sua transformação e a do mundo em sua volta.
Princípios
- Promover e divulgar, de forma democrática e abrangente, os novos talentos da poesia e a diversidade da poesia jovem brasileira.
- Ampliar a competitividade da premiação em território nacional e, ao mesmo tempo, aumentar a visibilidade da poesia jovem em nível nacional.
- Ser um instrumento de formação de novos poetas, assim como de promoção da leitura e da escrita literária em todo o Brasil.
Resultados 2020
Visibilidade
Engajamento
Conversões
Alcance
MIL USUÁRIOS
Estratégia 2021
Visibilidade
Engajamento
Conversões
Alcance
Formato
O concurso nacional de poesia Tâmaras é composto de três etapas:
- Primeira etapa: Classificatória por Estado. Os canditados submentem sua poesia escrita a um júri especializado.
- Segunda etapa: Classificatória Nacional. Os candidatos declamam sua poesia em vídeo na web, para que os usuários das redes sociais e admiradores escolham sua poesia favorita.
- Terceira etapa: As 10 melhores poesias competem entre si. Ganha quem tiver mais engajamento nas redes sociais (curtidas e compartilhamentos).

O alto engajamento entre os jovens, dentro e fora das redes sociais, comprova a relevância desta iniciativa.
Palavras-chave
#27estados #públicojovem #altoengajamento #visibilidade #poesiajovem #concursonacionaldepoesia #formaçãopúblicoleitor #estímuloàescritacriativa
Período de realização:
Março e abril de 2021
Local:
No canal oficial do Polo Cultural na Internet e nas redes sociais do projeto.
Abrangência:
Nacional (26 estados e o Distrito Federal)
DIVULGAÇÃO
Lançamento e cobertura digital
Dividida em três etapas:
- AQUECIMENTO - 1 mês antes do evento
- LANÇAMENTO - semana do evento
- ENCERRAMENTO - semana seguinte
Serão produzidas peças de comunicação (posts, stories e teasers) a serem veiculadas nos perfis e canais oficiais Polo Cultural no Instagram, Facebook e Youtube).
Alcance com impulsionamento: 3 milhões.
10 influencers com 500 mil seguidores no total.
AQUECIMENTO
Trabalhar, um mês antes do evento, com dois posts formato feed por semana, nas quatro semanas que antecedem a semana de lançamento. Lembrando que o evento ocorre apenas no ambiente digital.
- Canal: Mídias Digitais do Polo Cultural, Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube influencers.
- Formato: Tráfego orgânico e pago.
- Objetivo: Gerar buzz ao redor das temáticas a serem abordadas durante a programação, alimentar a base de leads Polo Cultural e “Tâmaras” através de inscrições digitais para o evento e disponibilizar brindes digitais (filtros, wallpapers) na intenção de complementar a experiência do evento.
- Conceito: Utilizar a visibilidade da marca, salientando a relevância da arte na construção de um mundo inovador, criativo, justo e sustentável.
- Ações: Planejamento, criação e veiculação de 32 posts * e 4 stories * + criação, curadoria e acompanhamento da página de evento “Tâmaras” no Facebook (ou outra plataforma).
LANÇAMENTO
- Data: Março e abril.
- Canais: Mídias Digitais Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.
- Formato: Tráfego orgânico e pago.
- Obejtivo: Redirecionar todo o tráfego, orgânico e pago para a landing page do evento.
- Conceito: Será veiculada uma série de postagens em formato anúncio. O foco é o de que a escrita e a leitura representam uma oportunidade para o jovem ampliar sua visão do mundo.
- Ações: Planejamento, criação e veiculação de 36 postagens * e 3 stories + planejamento, desenvolvimento e execução de uma ação de marketing * voltada para o público externo.
* 9 postagens para cada rede social, totalizando (Instagram, Facebook, LinkedIn)
* Ação de marketing entre as principais lives em recorte de tempo estratégico considerando
o cronograma de execução e contemplando um post no feed (inscrição na ação) + 1 stories (resultado)
* 7 posts patrocinados
ENCERRAMENTO
- Data: 4 dias pós evento
- Canal: Mídias Digitais - Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn
- Formato: Tráfego orgânico e pago.
- Objetivo: estimular e aproximar-se do público, agradecendo a participação e engajamento. Dar continuidade ao direcionamento do tráfego (orgânico e pago) ao conteúdo digital produzido e veiculado através das lives, que estão disponíveis para serem assistidas após a programação oficial. Comunicar a informação de que o conteúdo da programação poderá ser assistido em qualquer lugar, a qualquer hora.
- Ações: Planejamento, criação e veiculação de 8 postagens * e 2 stories.
* 2 postagens para cada rede social (Twitter, Instagram, Facebook & LinkedIn)
* 1 posts patrocinado
Cotas e contrapartidas
As contrapartidas serão construídas em conjunto com a patrocinadora.
- Durante as 8 semanas serão feitas entrevistas de lançamento de livros e música no formato de talkshow com Mel Lisboa.
- Doação de exemplares do livro de poesia com ganhadores de cada Estado; os 10 finalistas; e o/a grande granhador(a).
- A patrocinadora desenvolverá, em conjunto com o patrocinado, as estratégias de divulgação nas mídias digitais do projeto e seus parceiros.
- Caso as Lei de Incentivo permitam, sem que haja qualquer prejuízo, a patrocinadora poderá realizar ações de promoção durante as transmissões online do concurso.
- A patrocinadora poderá divulgar a parceria e conteúdos, fotos e vídeos do projeto nos seus canais digitais, tais como sites, portais e mídias sociais. A patrocinadora também abre seus canais digitais para que o patrocinado, caso deseje, disponibilize para o público streaming e download de conteúdo do projeto.
- Aplicação do logo nas peças impressas e digitais (devendo todo material ser previamente aprovado pela patrocinadora).
- Caso haja acordo, a patrocinadora também poderá promover a transmissão ao vivo, via web streaming, do projeto para que o mesmo atinja um maior número de pessoas, sem que isso caracterize um custo adicional para o patrocinado ou mesmo uma ampliação da cota de patrocínio.
- A patrocinadora poderá mencionar e utilizar, sem fins comerciais, a marca dos projetos em suas ações de comunicação para públicos internos e utilizar imagens e sons dele decorrentes, sem qualquer ônus, desde que os participantes tenham concedido o uso do direito de imagens.
- Citação do nome da patrocinadora em entrevistas, produção de release sobre o projeto, citando o patrocínio a ser aprovado pela equipe de comunicação da patrocinadora. No caso de produção de peça gráfica com textos, sendo de interesse para a empresa, inserção de texto assinado pela patrocinadora.