Uma experiência para a juventude
.com
O Polo Cultural desempenha um papel fundamental na produção de espetáculos artísticos, compartilhando seu valioso know-how com professores e arte-educadores ao longo do processo do projeto Nosso processo passa por cada detalhe de produção dos espetáculos, desde a busca por histórias cativantes até a seleção de tecidos, figurinos, cenários, maquiagem, som e iluminação. Os arte-educadores se engajam plenamente no projeto, visitando os espaços de apresentação e aprendendo a lidar com as particularidades de cada ambiente e público. Além disso, essa colaboração se estende à coordenação com outros professores, fomentando trabalho em equipe, conexões com autoridades locais, diretores e a comunidade. Esse processo envolve uma rede complexa de profissionais, desde figurinistas até cenógrafos, costureiras e luthiers, culminando em um espetáculo que impacta toda a unidade de ensino, professores, pais e amigos.
.tv
Em 2024, o Polo Cultural irá realizar uma websérie documental de 14 episódios sobre a implantação do projeto O Palco nos centros educacionais da cidade de São Paulo. Através de entrevistas com arte-educadores, professores da rede pública e estudantes, vamos tratar dos desafios da educação na rede pública de ensino, e mostrar como a arte pode estimular um sentimento de pertencimento e autoestima nos alunos. Ao mesmo tempo, vamos acompanhar o desenvolvimento de um espetáculo teatral realizado pelo projeto, tratando dos processos criativos por trás das artes cênicas.
.edu
Nesta frente, O Palco se apresenta como um dos projetos educacionais mais bem sucedidos do Polo Cultural. O projeto utiliza as artes para enriquecer a formação de crianças e jovens em escolas públicas através de oficinas de artes cênicas e música, capacitando os participantes ao longo do ano letivo e culminando em um espetáculo final. Dividido em cinco etapas, o projeto envolve a escolha da unidade escolar, a formação de arte-educadores, desenvolvimento de talentos, interações estéticas com artistas profissionais e a criação e execução do espetáculo. Reconhecido pela Secretaria Municipal de Cultura, o Polo Cultural alcançou sucesso através de sua promoção cultural no CEU Jaçanã e e já realizou edições do projeto diversas vezes, tanto na cidade de São Paulo como em municípios do interior do estado.
O projeto "O Palco" ´é uma iniciativa do Polo Cultural com atuação direta em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Com mais de 10 mil crianças e adolescentes já beneficiados, o projeto oferece oficinas gratuitas de artes cênicas e música, culminando na apresentação de espetáculos ao final do processo. O projeto é composto por cinco etapas envolvendo ações estruturantes, ação comunitária, desenvolvimento de talentos, interação estética e a produção do espetáculo. A iniciativa promove não apenas a formação artística, mas também cria oportunidades de emprego formal para jovens e fortalece o vínculo entre a comunidade e o projeto.
Além disso, o Polo Cultural expande sua atuação em 2024 com uma websérie documental que explora a implantação do projeto nas escolas de São Paulo, abordando desafios educacionais e destacando o impacto da arte na autoestima e pertencimento dos alunos, bem como nos processos criativos por trás das artes cênicas.