Batalha de Slam

A edição de 2021 da Batalha de Slam surgiu com o intuito de mostrar que, mesmo no ambiente virtual, a poesia marginal segue viva e transformando a vida de milhares de pessoas por todo o país.

As batalhas da competição de 2021 foram realizadas ao vivo, às 20h, diretamente do nosso canal do Youtube. Os coletivos de poetas que participaram da Batalha de Slam foram: Slam do Bronx (5 de abril), Slam do Treze (8 de abril), Slam da Norte (10 de abril), Slam das Minas (12 de abril) e Slam da Guilhermina (15 de abril). A final foi realizada no dia 17 de abril às 14h.

Contando com apresentação da atriz e poeta Jô Freitas, e um incrível júri formado por artistas, editores e outros influenciadores, a Batalha de Slam também ofereceu prêmios em dinheiro para os poetas vencedores.

Após cada batalha, uma poesia de um poeta de cada um dos coletivos (com exceção do que ganhou por votação do júri) ficou disponível por 24h em nosso canal do Youtube. O poeta que conseguiu o maior número de curtidas nesse período, ganhou o direito à repescagem na competição.

Slam do Bronx

O Slam do Bronx foi criado em janeiro de 2019 com o intuito de trazer mais um Slam para a Zona Sul de São Paulo. Trata-se de um campeonato de poesias autorais que aconteciam todo último sábado do mês, na estação Brooklin da Linha Lilás do metrô. Após a chegada da pandemia, o Slam mantém suas atividades através das redes sociais.

APRESENTAÇÃO:
05/04, às 20h, no canal do Youtube do Polo Cultural
REDES SOCIAIS:
@slamdobronx

ORGANIZAÇÃO:
Tawane Theodoro, Aline Anaya, Fernaun da Silva e Kaya Matheus.

SLAMERS:

Slam do 13

Com quase oito anos de existência, o Slam do 13 é uma batalha de poesia falada realizada mensalmente na plataforma do terminal Santo Amaro do metrô Largo Treze da linha Lilás. Atualmente, as atividades do Slam são realizadas on-line. O Slam do 13 é o primeiro Slam realizado dentro de um terminal urbano e um dos cinco primeiros a nascer no país, sendo pioneiros na Zona Sul de São Paulo.

APRESENTAÇÃO:
08/04, às 20h, no canal do Youtube do Polo Cultural
REDES SOCIAIS:
@slamdo13

ORGANIZAÇÃO:
Caio Feitoza, Eduardo Dias, João Victor Cayres, Laura Nóbrega, Maitê Costa e Thiago Peixoto.

SLAMERS:

Slam da Norte

O Slam da Norte é uma batalha de poesia falada realizada mensalmente na Praça da Matriz – Freguesia do Ó que existe há mais de quatro anos. Criada com o intuito de trazer para a Zona Norte o movimento Slammer muito presente em outras regiões da cidade, o Slam da Norte foi e continua sendo o único slam a fomentar a cena da literatura marginal na Zona Norte de São Paulo.

APRESENTAÇÃO:
10/04, às 20h, no canal do Youtube do Polo Cultural
REDES SOCIAIS:
@slamdanorte

ORGANIZAÇÃO:
Ingrid Martins, Viic Oliveira e Yarin.

SLAMERS:

Slam das Minas

Considerada a primeira batalha poética de São Paulo com recorte de gênero, a Slam das Minas SP nasceu em 2016 e atua com literatura através de diversas linguagens, sempre explorando as construções possíveis por meio das palavras. Suas batalhas ocorrem mensalmente de forma itinerante.

APRESENTAÇÃO:
12/04, às 20h, no canal do Youtube do Polo Cultural
REDES SOCIAIS:
@slamdasminassp

ORGANIZAÇÃO:
Luz Ribeiro, Pam Araujo, Mel Duarte e Carol Peixoto.

SLAMERS:

Slam da Guilhermina

Formado em 2012, o coletivo Slam da Guilhermina ocorre toda última sexta-feira do mês, na praça anexa da estação Guilhermina-Esperança do metrô, além de circular por outros espaços, cidades e até países. O Slam é referência pois é o segundo Poetry Slam do Brasil, além de ser o primeiro do mundo a ser realizado na rua.

Em 2015, o Slam da Guilhermina fundou o Slam Interescolar de São Paulo, evento que incentiva o protagonismo entre jovens do Fundamental II e Ensino Médio de escolas da capital paulista, interior e baixada fluminense. Desde o surgimento da pandemia, todas as atividades idealizadas pelo Slam da Guilhermina são realizadas virtualmente.

APRESENTAÇÃO:
15/04, às 20h, no canal do Youtube do Polo Cultural
REDES SOCIAIS:
@slamdaguilhermina

SLAMERS: