Sobre o Polo Cultural

Polo Cultural Educação e Arte é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua na implantação de políticas públicas de descentralização da cultura. Para a realização de eventos culturais e educacionais em regiões distantes do centro econômico e administrativo da cidade, conta com o apoio público e da iniciativa privada.

Em 20 anos de atividade, o PoloCultural promoveu apresentações de grupos como o Balé da Cidade de São Paulo, Jazz Sinfônica, Orquestra de Cordas do Rio de Janeiro, Balé Chum Chorong da Coreia, Arrigo Barnabé, Nelson Ayres, dentre muitos outros, além de exposições e mostras de artes plásticas, dança, teatro, música e um programa semanal na TV Aberta São Paulo.

Nas atividades educacionais, já atendeu a mais de 10 mil crianças e jovens nas áreas de música, dança, teatro e artes plásticas, totalizando mais de 60 mil horas de atividades em 26 escolas da rede pública de São Paulo.

O Polo Cultural Educação e Arte foi fundado em 1998 e tem sede na cidade de São Paulo.

Equipe

 

Eneida Soller - Presidente

Coordena projetos de descentralização da cultura há 18 anos e nos últimos dez anos participou das principais iniciativas de construção de políticas públicas para a cultura, organizando seminários sobre Direito Autoral, revisão da Lei Rouanet, criação do PROAC Editais e do PROAC ICMS no Estado de São Paulo, Vale Cultura, ensino de música nas escolas, entre outros. Compositora e diretora musical de 18 espetáculos de teatro, ganhadora do Prêmio Molière de Teatro, duas vezes ganhadora do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) referente a musicais para crianças, ganhadora dos prêmios Mambembe e APETESP (Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo). Coordenou convênios com as três instâncias governamentais e também o Pontão de Interações Estéticas no Estado de São Paulo, tendo sido curadora das mostras artísticas das Teias Culturais estaduais. Atua junto ao Congresso Nacional na discussão de projetos de Lei de interesse dos músicos e da classe artística e é Presidente do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais (CBEC).

 

Maria De Fátima Barbosa Abdalla – Coordenação Pedagógica

É doutora e mestra em Educação pela Universidade de São Paulo, tendo concluído também graduação em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialização em Comunicação e Negócios na New York University. Desenvolveu carreira acadêmica tendo sido coordenadora do programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Santos e atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa Instituições de Ensino, Políticas e Prática Pedagógicas/CNPQ. Com expressiva atuação em fóruns de educação, também é membro de associações pela formação em educação, como: Associação Nacional pela Formação de Profissionais em Educação/ANFOPE, Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabajo Docente, Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e LatinAmerican Studies Association/LASA.

 

Lúcio Silva - Finanças

Executivo de Finanças, Contabilidade e Controladoria com experiência consolidada em empresas nacionais e multinacionais. CRC ativo, conhecimento de IFRS, US GAAP e experiência nos ERP's SAP (FI, CO, MM, SD, FA) Oracle (GL, AP, EX, CM, AM); Hyperion (HFM, FDM, HTP, FCM, ARM) e MasterSaf. Vivência em ambientes de controles SOX, firmas de auditoria e contabilidade, tendo projetos desenvolvidos em vários segmentos de negócio, atuação como business partner no processo de restructuring e M&A. Pós-graduado (Professional MBA) em finanças e contabilidade pela Liverpool University.

 

Marcelo Sollero – Desenvolvimento Institucional e Gestão de Projetos

Marcelo Sollero é engenheiro, consultor de Organização e Empresas, especializado em Gestão Financeira, Executiva e Administrativa de Projetos de Incentivos Fiscais ou Conveniados com Governo desde 2005. Já trabalhou com todas as instâncias federativas: Municipal, Estadual e Federal. Atua na área cultural ha 13 anos e produzindo mais de 400 projetos para o mercado cultural das cidades de São Paulo, Rio de Janerio, Brasília e Curitiba. Trabalha a captação e gerenciamento de recursos públicos incentivados para a realização de projetos culturais. Gestor de Convênios dentro do Marco Regulatório de Organizações Sociais e legislações Anteriores.

Nos últimos anos especializou-se em Relacionamento institucional com poder público em empresários no interior de São Paulo em cidades até 200 mil habitantes. Atua junto no interior do estado de São Paulo, realizando Relacionamento Institucional com diversas cidades e levantando recursos para a associações por meio do contato com empresas locais.

Desenvolveu projetos para captação de Recurso que propiciaram alavancar a captação de recurso e ajudar na saúde financeira das Associações.

 

Gabriel Rodrigues – Comunicação visual

Graduado em Design Gráfico pela UNEB (universidade do Estado da Bahia) iniciou sua carreira com criação de peças institucionais, da logomarca e identidade visual a eventos corporativos e esportivos. Com experiência de mais de 25 anos, já atuou nos mercados da Bahia, São Paulo e Los Angeles. Em 2004 fundou a Galpão de Criação - galpaodecriacao.com.br, empresa que atua na área de design gráfico e digital produzindo logos, websites, editoriais, promoções.