Jam Brasil
JAM BRASIL é o programa ideal pra quem gosta de música brasileira e quer acompanhar conversas divertidas com os grandes nomes da nossa música.
O programa é apresentado por Ana Karina Sebastião, baixista formada pela EMESP Tom Jobim que já tocou com Maria Gadú, Arrigo Barnabé, Liniker e tantos outros. Ao longo dos seus 12 episódios, Ana Karina vai trocar uma ideia com os artistas: Chico César, Xenia França, Salomão Soares, Marcinho Eiras, Dani Nega, Vanessa Moreno, Raphael Dantop, Juçara Marçal, Ellen Oléria, Júlio Fejuca, Anaí Rosa e Lívia Mattos.
Nesses papos, eles vão contar histórias de bastidores, falar sobre processos criativos e, enfim, declarar toda sua paixão pela música. E claro que não podia faltar uma canja no final de cada programa, né! Vai ter MPB, samba, black music, choro, forró, jazz, rock e muito mais!
Ah, e além do bate-papo e da apresentação musical, o Jam ainda traz imagens das casas de show mais legais da cidade, como Bona, Casa de Francisca, Blue Note, Clube do Juninho, Aparelha Luzia e Jazz Factory. Assim você já termina o programa sabendo onde pode curtir uma boa música na noite paulistana.
Episódio 1 – Chico César ESPAÇO: Casa de Francisca
Neste episódio, Ana Karina Sebastião fala com Chico César, um ícone da nossa cultura que é músico, poeta, ativista, e que une tudo isso se definindo como um cantautor. Durante o papo, Chico César conta histórias da sua infância no interior da Paraíba, compartilha suas experiências e aprendizados depois da vinda para São Paulo, e também sobre o sucesso recente da sua música “Deus me proteja de mim”. Durante o episódio, também sabemos um pouco mais sobre a Casa de Francisca, um tipo de Teatro de cabaré com petiscos e pratos em estilo italiano que está ocupando o centrão de São Paulo com cultura e música popular brasileira ao vivo.
Episódio 2 – Xênia FrançaESPAÇO: Blue Note
Neste episódio, Ana Karina Sebastião conversa com Xenia França, uma cantora do Recôncavo Baiano que usa a música para falar sobre ciência, amor, ancestralidade e espiritualidade. Durante o papo, Xenia fala sobre como foi se entender como cantora, quais lembranças ela carrega da sua passagem pelo Aláfia e também sobre o processo de produção do seu novo álbum, “Em nome da estrela”. Durante o episódio, também visitamos o Blue Note, uma casa de show acolhedora com uma programação variada de jazz, blues e outras músicas.
Episódio 3 – Salomão SoaresESPAÇO: Clube do Julinho
Neste episódio, Ana Karina Sebastião conversa com Salomão Soares, um pianista de mão cheia que traz um ritmo muito próprio no seu jeito de tocar. Durante o papo, Salomão revela como tocar forró o ensinou a ter agilidade no seu estilo, fala um pouco sobre como foi trabalhar no seu primeiro disco de piano solo, e também sobre a história por trás da parceria com a cantora Vanessa Moreno. Durante o episódio, também visitamos o Clube do Julinho, um espaço tradicional da cidade que mistura o ambiente acolhedor e tradicional de um boteco com a tradição da rodinha de samba e da música ao vivo.
Episódio 4 – Marcinho Eiras ESPAÇO: Casa Rockambole
Neste episódio, Ana Karina Sebastião fala com Marcinho Eiras, um guitarrista autodidata que já trabalhou em TV, viajou pelo mundo tocando e que gosta de misturar música com comédia. Durante a conversa, Marcinho fala sobre como foi que ele aprendeu a tocar guitarra por conta própria, sobre sua experiência tocando em programas de TV e também compartilha suas vivências tocando em shows e festivais ao redor do mundo. Durante o episódio, também sabemos um pouco sobre a Casa Rockambole, um centro cultural com um espaço super descolado, que parece um navio antigo e que é todo voltado para apresentações musicais e produções audiovisuais.
Episódio 5 – Dani NegaESPAÇO: Aparelha Luzia
Neste episódio, Ana Karina Sebastião fala com Dani Nega, uma atriz e rapper que é cria dos bailes da rua 10, na zona leste. Durante o papo, Dani Nega fala um pouco sobre a relação da família dela com a música, sobre o seu trabalho como atriz MC e também como produtora musical de coletivos como “Os Crespos”. Durante o episódio, também visitamos a Aparelha Luzia, um centro cultural e quilombo urbano de São Paulo que é todo voltado para as manifestações culturais africanas.
Episódio 6 – Anaí Rosa ESPAÇO: Ó do Borogodó
Neste episódio, Ana Karina Sebastião conversa com Anaí Rosa, uma cantora nascida no interior de São Paulo que canta de tudo: música clássica, jazz, forró, gafieira e até samba. Durante o papo, Anaí fala sobre sua relação com os vários gêneros musicais, seu trabalho no Ó do Borogodó e também sobre o estilo que ela imprime nas suas interpretações musicais. Durante o episódio, também sabemos um pouco mais sobre o Ó do Borogodó, um ambiente clássico da cidade que sempre trouxe artistas do samba e do choro para tocarem junto ao público do bar.
Episódio 7 – Lívia Mattos ESPAÇO: Galpão Cru
Neste episódio, Ana Karina Sebastião fala com Lívia Mattos, uma sanfoneira que mistura música e circo de uma forma muito singular. Durante o papo, Lívia fala sobre o seu processo de encontrar sua identidade musical, a importância de termos cada vez mais mulheres instrumentistas no mercado e também sobre como foi trabalhar no seu novo disco, “Apneia”. Durante o episódio, também visitamos o Galpão Cru, um lugar da Barra Funda que ressignifica o espaço de uma antiga fábrica para se tornar abrigo das manifestações artísticas de vanguarda da cidade de São Paulo.
Episódio 8 – Juçara Marçal ESPAÇO: City Lights Music Hall
Neste episódio, Ana Karina Sebastião conversa com Juçara Marçal, uma cantora que também é professora, pesquisadora e apaixonada pela palavra. Na nossa conversa, Juçara Marçal compartilha seus aprendizados com o trabalho de música popular com o grupo A Barca, suas vivências com a banda Metá Metá e também sobre como foi se aventurar no universo da música eletrônica e do sampling no seu álbum premiado Delta Estácio Blues. Durante o episódio, também visitamos o City Lights Music Hall, uma nova casa de shows da cidade que promove festas e shows intimistas com o melhor da música ao vivo brasileira.
Episódio 9 – Júlio FejucaESPAÇO: Jazz Factory
Neste episódio, Ana Karina Sebastião conversa com Júlio Fejuca, um músico multi instrumentista que é professor, compositor de trilhas e diretor musical. Durante o papo, Fejuca fala sobre os aprendizados de se tocar numa roda de samba, sobre a importância de se ouvir muita música para aprender a tocar e a produzir shows e também sobre como foi trabalhar com artistas como Liniker e Emicida. Durante o episódio, também visitamos o Jazz Factory, que reproduz o ambiente de um galpão antigo onde as antigas estrelas do jazz e do blues se apresentavam no início do século passado.
Episódio 10 – Priscila Castello Branco ESPAÇO: Acústico Comedy
Atriz e comediante, participou de um quadro do Agora é tarde, no ar por 4 meses. A partir daí, resolveu seguir no stand-up. Fez curso com Fábio Lins. Logo entrou no elenco da novela “Deus Salve o Rei”, da Rede Globo, indo morar no Rio de Janeiro e dando um tempo na carreira de comediante. Participou da série “Homens?” e foi uma das competidoras do reality show “Futuro Ex-Porta”. Atualmente, está se apresentando com seu primeiro show solo, “Eu tô quase lá”.
Acústico Comedy tem 66 Lugares. Fica perto das estações Consolação e Paulista do Metrô, e é uma das casas mais aconchegantes de São Paulo, Possui uma cafeteria com doces artesanais, cerveja e porções.
Episódio 11 – Abner Henrique ESPAÇO: Hamsa Comedy
Paulista de São Caetano, tem 26 anos, começou a fazer comédia em 2017, quando cursava a faculdade de História. Após o curso, passou a se dedicar ao stand-up. O conteúdo de suas piadas passa por suas vivências. Seu show solo, “Quanta blasfêmia”, trata de várias passagens da sua vida, inclusive da sua criação na religião evangélica.
Hamsa Comedy está instalado na zona Leste, a sete minutos do metrô Artur Alvim e Corinthians Itaquera.
Episódio 12 – Douglas Barbosa ESPAÇO: Caverna Comedy Club
Douglas Barbosa sempre gostou de desenho animado e histórias em quadrinhos. Aprendeu a ler muito cedo preenchendo os balões dos gibis com suas próprias ideias de fala. Suas duas grandes inspirações foram seu pai, que sempre virava a alma das festas contando piadas; Jim Carrey, que assistiu no programa do Gugu. Fez teatro e figuração na plateia da MTV até que passou a integrar o Trolalá, com Tatá Werneck. Esteve no programa do João Kléber (Rede TV) e no Legendários, com Marcos Mion.
Localizado na Consoção, Caverna Comedy Club, tem dois espaços - bar com mesas ao ar livre e música ambiente no térreo; e no subsolo um ambiente com palo e outro bar.