Acessibilidade
O Acessibilidade atua para fortalecer o processo de inclusão através de metodologias artísticas. O primeiro passo é ganhar a confiança do aluno, através do afeto e da atenção dos educadores, cientes dos limites e particularidades de cada um. Com o vínculo estabelecido, as crianças se tornam mais ativas nas atividades propostas.
O projeto Acessibilidade nasceu para atender as crianças com deficiência nas atividades do O Palco, principal projeto do Polo Cultural. O programa, que se volta aos alunos especiais, reitera o compromisso de inclusão da iniciativa, com uma metodologia trabalhada exclusivamente para esses alunos.
Com a Lei da Inclusão, as escolas regulares recebem crianças com deficiência física e intelectual, porém nem sempre conseguem oferecer o suporte necessário para esses alunos. O que era para ser inclusão, pode ter impacto reverso.
A partir de então, mão na massa! Os alunos recebem aulas de artes plásticas com temas que envolvem as artes cênicas. Eles aprendem sobre a criação de personagens, de cenários e de conflitos. Imersos em um universo lúdico, estimulam a criatividade para depois partirem para a ação com atividades teatrais.
Todos os processos respeitam as limitações dos alunos, suas particularidades e talentos. O Acessibilidade já ganhou o coração das crianças e dos pais, que relatam a maior integração social e autoestima após o início do programa.
O ano de estreia do projeto Acessibilidade foi em 2017, com a participação de 40 alunos do CEU Jaçanã.
O projeto continua e conta com seu apoio.



