Obrigado Itaú e Hipercard!

 
 

Palavra do Diretor

O meu objetivo na oficina não é a formação de atores, mas desenvolver a reflexão e o senso crítico em sua formação pessoa e profissional. Utilizo o teatro como ferramenta para trabalhar a concentração, a atenção, o foco e a interação entre eles.

No começo do processo do “Risos & Angústias”, me deparei com um grande desafio: só tínhamos mulheres na turma. Na hora de escolher o texto, decidimos criar coletivamente cenas, discutir o que causa as angústias e sobre o que eles gostariam de falar. Foram surgindo temas como o racismo, a homofobia, o preconceito, o machismo e assim foi começando a surgir o nosso espetáculo. Mas, como a vida não é só feita de angustias resolvemos por uma pitada de humor e sendo assim surge nosso espetáculo.

Por outro lado, ao falar de “O Mágico de Oz”, temos um grupo que está desde o começo do projeto. São os nossos sobreviventes, que já passaram por outras montagens. A proposta de montar um infantil surgiu da ideia de vivenciar a inocência e a sinceridade de uma criança. Muitos destes alunos estão no último ano, então será bem especial para eles e para mim!

Fernando Fersa
Diretor e Dramaturgo

O Palco

O espetáculo faz parte do processo de criação promovido pelo projeto "O Palco – Uma Experiência para a Juventude" na unidade pública de ensino Plínio Negrão.

A apresentação é o resultado das aulas ministradas ao longo de um ano pelo oficineiro Fernando Fersa, desenvolvendo os talentos dos alunos para as artes cênicas e a dramaturgia, através da produção de um texto de criação conjunta (“Risos & Angústias”). O grupo também apresentará o clássico “O Mágico de Oz”, sob a direção e adaptação de Fersa.

 

Agradecimentos

Miriam Roncada Diretora do Colégio Plínio Negrão

Miriazinha e Dona Hello Vices-diretoras do Colégio Plínio Negrão

Toda a equipe do Colégio Plínio Negrão

Jurandy Valença Chefe do Departamento

Antônia e equipe do Teatro Leopoldo Fróes

Bel Toledo Tendal da Lapa

Monica Amat

Ficha Técnica

APRESENTAÇÕES

Direção geral: Fernando Fersa

Texto “Risos & Angústias”: Criação coletiva

Adaptação “O Mágico de Oz”: Fernando Fersa

Sonoplastia: Fernando Fersa

Palavra do Polo Cultural

A formação e a vivência do projeto O PALCO sensibiliza esta nova geração para a busca de novos caminhos. A ARTE ativa nosso ser, deslumbra, desperta o olhar, o som, questiona nossas vidas.

Nós, do POLO CULTURAL EDUCAÇÃO E ARTE temos uma história de 20 anos! 20 anos de Arte, Descentralização da Cultura, Formação de público, Educação e um circuito de grandes espetáculos de Dança, Teatro e Música.

Navegar é preciso! Sonhar é preciso! Criatividade pra vida é preciso! Estar com os jovens do colégio Plínio Negrão foi para nós uma honra e uma grande satisfação.

Eneida Soller
Presidente Polo Cultural


ELENCO

Risos & Angústias:

Amanda Correia, Amanda Vitoria, Bárbara Neves, Beatriz Dias, Gabrielly Medeiros, Geovanna Pereira, Giovanna Araújo, Isabella Teixeira, Jaiany Silva, Juliana Reis, Lais Ferreira, Larissa Silva, Livia Ferreira, Luana Rossi, Maria Fernanda, Michelle Heringer, Mikaela Santos, Mirelly Fonseca, Nathalia Brito, Rafaella Zampieri, Suellen Freitas, Tarsila Torres, Thayla Nascimento, Vanessa Trindade e Vitoria Rolindo.

O Mágico de Oz:

Amanda Correia, Amanda Macedo, Agatha Rivani, Carol Duque, Hiago Victor, Isabella Prado, Sarah Matoso e Suellen Freitas.