

Obrigado Itaú e Hipercard!
Palavra do Diretor
O meu objetivo na oficina não é a formação de atores, mas desenvolver a reflexão e o senso crítico em sua formação pessoa e profissional. Utilizo o teatro como ferramenta para trabalhar a concentração, a atenção, o foco e a interação entre eles.
No começo do processo do “Risos & Angústias”, me deparei com um grande desafio: só tínhamos mulheres na turma. Na hora de escolher o texto, decidimos criar coletivamente cenas, discutir o que causa as angústias e sobre o que eles gostariam de falar. Foram surgindo temas como o racismo, a homofobia, o preconceito, o machismo e assim foi começando a surgir o nosso espetáculo. Mas, como a vida não é só feita de angustias resolvemos por uma pitada de humor e sendo assim surge nosso espetáculo.
Por outro lado, ao falar de “O Mágico de Oz”, temos um grupo que está desde o começo do projeto. São os nossos sobreviventes, que já passaram por outras montagens. A proposta de montar um infantil surgiu da ideia de vivenciar a inocência e a sinceridade de uma criança. Muitos destes alunos estão no último ano, então será bem especial para eles e para mim!
Fernando Fersa
Diretor e Dramaturgo
O Palco
O espetáculo faz parte do processo de criação promovido pelo projeto "O Palco – Uma Experiência para a Juventude" na unidade pública de ensino Plínio Negrão.
A apresentação é o resultado das aulas ministradas ao longo de um ano pelo oficineiro Fernando Fersa, desenvolvendo os talentos dos alunos para as artes cênicas e a dramaturgia, através da produção de um texto de criação conjunta (“Risos & Angústias”). O grupo também apresentará o clássico “O Mágico de Oz”, sob a direção e adaptação de Fersa.
Agradecimentos
Miriam Roncada Diretora do Colégio Plínio Negrão
Miriazinha e Dona Hello Vices-diretoras do Colégio Plínio Negrão
Toda a equipe do Colégio Plínio Negrão
Jurandy Valença Chefe do Departamento
Antônia e equipe do Teatro Leopoldo Fróes
Bel Toledo Tendal da Lapa
Monica Amat
Ficha Técnica
APRESENTAÇÕES
Direção geral: Fernando Fersa
Texto “Risos & Angústias”: Criação coletiva
Adaptação “O Mágico de Oz”: Fernando Fersa
Sonoplastia: Fernando Fersa
Palavra do Polo Cultural
A formação e a vivência do projeto O PALCO sensibiliza esta nova geração para a busca de novos caminhos. A ARTE ativa nosso ser, deslumbra, desperta o olhar, o som, questiona nossas vidas.
Nós, do POLO CULTURAL EDUCAÇÃO E ARTE temos uma história de 20 anos! 20 anos de Arte, Descentralização da Cultura, Formação de público, Educação e um circuito de grandes espetáculos de Dança, Teatro e Música.
Navegar é preciso! Sonhar é preciso! Criatividade pra vida é preciso! Estar com os jovens do colégio Plínio Negrão foi para nós uma honra e uma grande satisfação.
Eneida Soller
Presidente Polo Cultural
Ficha Técnica
Polo Cultural
Presidente: Eneida Soller
Pedagógico: Maria de Fatima Abdala
Acessibilidade: Bruna Burkert
Relação Institucional: Marcelo Sollero
Audiovisual: Alcione Alves
Designer: Gabriel Rodrigues
Produção e Comunicação: Gabriela Fiorentino
Produção: Thais Rossi
Comunicação: Bruno Cavalcanti
Financeiro: José Sollero
Administrativo: Gislaine Mello

