Caconde

Caconde é uma pequena cidade no limite do estado de São Paulo com Minas Gerais. São quase 300km saindo da capital e para lá o projeto O Palco apontou sua bússola. A educação pública ganhou aulas de artes e a inspiração para fazer a educação mais forte no município.

As aulas de música tiveram a participação de artistas locais, mas também a especial presença do violoncelo, do violino e da viola. Esses instrumentos de cordas se afinaram perfeitamente à nova dinâmica das aulas, que passou a aproveitar o contra turno escolar nas atividades. A dança e o balé também entraram no novo ritmo da educação em Caconde.

A participação de Caconde contou com o suporte da AES Tietê na escola E.M.E.F Professor Walter Gomes Juste. No total 90 crianças passaram pelas atividades do projeto O Palco, divididas em 15 turmas.

Para que educação e artes continuem afinadas, o Polo Cultural precisa do seu apoio.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Blog

 

Palavra do Prefeito

Recebemos o projeto O Palco com muito carinho, porque ele desperta novos talentos e nos ajuda a melhorar a qualidade do ensino, porque o aluno se torna mais disciplinado, e isso vem de encontro com a necessidade do estudante. Daremos muito apoio na continuidade deste projeto. Queremos parabenizar estes jovens que participam do projeto. Peço a todos que encarem com muito carinho este novo desafio. Daqui podem surgir grandes talentos para o mundo.

José Bento Felizardo Filho
Prefeito de Caconde

 

Agradecimentos

José Bento Felizardo Filho Prefeito de Caconde

Dudu do Clelinho Vice-prefeito de Caconde

João Augusto Mariano de Oliveira Secretário de Educação de Caconde

Eliane Martins dos Santos Araújo Diretora do EMEF Prof Walter Gomes Juste

Maestro Angenor Ribeiro

Ficha Técnica

APRESENTAÇÕES

Direção musical: Ângelo Cyrino, Carol Oseti e Pollyana Santana

Direção coreográfica: Rômulo Eduardo

Palavra do Polo Cultural

A formação e a vivência do projeto O PALCO sensibiliza esta nova geração para a busca de novos caminhos. A ARTE ativa nosso ser, deslumbra, desperta o olhar, o som, questiona nossas vidas.

Nós, do POLO CULTURAL EDUCAÇÃO E ARTE temos uma história de 20 anos! 20 anos de Arte, Descentralização da Cultura, Formação de público, Educação e um circuito de grandes espetáculos de Dança, Teatro e Música. Navegar é preciso! Sonhar é preciso! Criatividade pra vida é preciso! Estar com os jovens de Lins foi para nós uma honra e uma grande satisfação.

Eneida Soller
Presidente Polo Cultural


 

O Festival das Artes é o resultado do processo de criação promovido pelo projeto "O Palco – Uma Experiência para a Juventude" nas unidades públicas de ensino Ary Barroso e Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã. Os espetáculos foram compostos a partir do desenvolvimento de diferentes talentos dos jovens participantes, como o canto, a dança e as artes cênicas.

A partir destes conhecimentos, foram produzidas diferentes coreografias de ballet clássico, assinadas pelos coreógrafos Edson Santos e Isadora Buonanni, e de sapateado, assinadas apenas por Buonanni.

O Festival conta ainda com espetáculos como “A Menina e o Pássaro” (adaptação do conto “A Menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves) e “No Tempo da Brilhantina” (adaptado do filme “Grease”, de Randal Kleiser), dirigidos pela atriz e diretora Andresa Retti, o musical “O Rouxinol e o Imperador”, com direção cênica dividida entre Rafael Curátolo e a vencedora do APCA Abigail Wimer, que também assina a direção musical; e “Lembranças do Natal”, espetáculo dirigido por Bruna Burkert e produzido junto a crianças com deficiência, promovendo a acessibilidade do Festival e do projeto “O Palco”.

ELENCO

EMEF Prof Walter Gomes Juste

Alunos de Música:

Albert Eduardo do Prado, Alice Maiara de Melo, Brenda Heloísa O. Fermino, Cauan Vitor, Evelin Galdino de Souza, Everton Fernandes, Gustavo H. Gonçalves, Gustavo Possati Freire, Igor Mendes, João Guilherme Freire, Júlia Rafaela Ribeiro, Leila Clara Volpi Fermino, Letícia de Veiga Seixas, Lucas de Veiga Seixas, Luis Miguel Candido, Marcos Vinícius Messias, Marcos Vinícius Possati, Maria Eduarda Freire, Maria Roberto Ferreira, Mateus Eugênio, Miriam Vitória Marçal, Murilo Antônio, Neivo Barbosa de Oliveira, Otávio Augusto de Paiva, Pedro Celso, Sara Veiga Tomaz, Stefani Helena O. Fermino, Thainara Queiróz, Theamires Freitas Beraldo, Tiago de Almeida, Vinícius Freire e Vitor Hugo Nogueira.

Alunos de Dança:

Brenda Heloísa Oliveira Firmino, Camila Vitoria de Oliveira Rufino, Camili Cristini Dias Rosa Rodrigues, Gabrieli Conceição Borges Rodrigues, Iraci Vitória Francisco Gonçalves, Jenifer Emil Oliveira Rufino, Maria Vitória dos Santos S. Mariano, Marya Clara da Conceição Pereira, Paulo Ricardo Tristão Ferreira, Rayssa Vitória S. Eugênio e Yasmin Mariane Dias Rosa Rodrigues.