Crianças de Ibitinga recebem flautas do projeto O Palco

WhatsApp Image 2018-08-07 at 23.31.07

As aulas da professora Mary Ellen, do projeto O Palco, de Ibitinga, vão ganhar uma sonoridade diferente a partir dessa semana. O Polo Cultural enviou 56 flautas – uma por aluno – para a iniciativa no interior de São Paulo, de modo a proporcionar uma imersão ainda maior na arte da música.

 
“As crianças ficam muito vidradas nas aulas, vislumbradas quando se fala para tocar um instrumento. Eles fantasiam muito quando você fala em aula de música”, conta Mary Ellen, lembrando da vontade dos pequenos de aprender todos os instrumentos.

 
A aquisição das flautas foi uma escolha dos próprios estudantes de O Palco, depois de vivenciarem outras experiências com instrumentos no primeiro semestre, eles optaram por seguir o caminho até a apresentação de fim de ano com as flautas.

 
“Quando foi dada a opção entre um coral e a flauta doce, eles escolheram a flauta. Ainda os que queriam o coral, não queriam só o coral, queriam os dois. Eles têm muita ansiedade em conhecer, em pegar um instrumento na mão e tocar, isso é uma coisa de toda criança”, afirma a professora.

 
A primeira aula de sopro

A professora Mary Ellen segue com foco na flauta doce nas aulas de O Palco.

A professora Mary Ellen segue com foco na flauta doce nas aulas de O Palco.

Pode se dizer, pelos olhos arregalados, que o primeiro encontro com a flauta doce nas aulas de O Palco, gerou um ar de espanto. Era um olhar como quem vê, concreto, o sonho de outrora.

 
As crianças tão genuínas em expressão foram se aproximando dos instrumentos aos poucos, sem arriscar ainda, um som. Só depois de reconhecer toda a flauta com o tato dos dedos é que levaram o bocal para a primeira nota com nova companheira.

 
“Deixei eles conhecendo o instrumento primeiro, nem tentaram tocar, ficaram olhando. A turma com as criança um pouco mais crescidas já tiveram um resultado bom, tocando três notinhas que eu ensinei numa sequência. Eles amaram!”, reforça Mary Ellen, sem esconder a alegria pela nova fase das aulas de O Palco.

 
O projeto em Ibitinga já começa a se preparar para a apresentação de final de ano e se depender das turmas de música, sonoridade e encanto vão imperar.