Oficina de violino para os pequenos

 

No último dia 28, chegamos à quarta aula da Oficina de Violino para as crianças de duas escolas da Vila Leopoldina, uma das ações organizadas pelo Polo Cultural no Tendal da Lapa. A EMEF Dilermando Dias dos Santos levou 20 alunos com idades de 9 a 12 anos e a EMEI Dona Leopoldina levou seus pequenos de 4 a 6 anos! Uma explosão de fofura!

Foi a primeira aula em que os pequenos tiveram contato com o instrumento de verdade – os olhinhos brilhavam ao tirarem os violinos das capas protetoras. Além de tomar contato com os novos instrumentos, as crianças conheceram a vereadora Soninha Francine, que está apoiando o projeto. “Quando eu era criança, tive aulas de piano e, por mais que eu não tenha me tornado uma pianista, a experiência me marcou. A música tem o poder de expandir todos os horizontes de uma criança, é realmente mágico e muda vidas.”

 

Ao som da cantiga “Cho-co-la-te Quen-te” no piano (um exercício para acertar o ritmo e o compasso), os professores Ezequiel Sieba e Marcela Ávila de Oliveira se impressionam com os talentos escondidos nos pequenos. “Tem alguns alunos que parecem que nascem sabendo pegar com firmeza no instrumento, é lindo de se ver, inspirador!”, diz Marcela. Ezequiel concorda: “É incrível poder acompanhar o quanto eles vão evoluindo a cada aula!”.

 

Além dos violinos de madeira, as crianças ganharam um modelo em EVA, um material mais leve, que vai servir como auxílio para o treino, quando estiverem em casa.

 

Treino, aliás, que já está sendo encarado com muita seriedade pelos pequenos violinistas. Ana, uma das alunas de apenas 7 anos, confessou estar animada com a primeira apresentação, vai acontecer em outubro: “Estou bem feliz, mas ao mesmo tempo nervosa! Vai ser bem legal tocar de verdade!”

 

Estão previstas duas apresentações dos pequenos: uma em outubro, para o Dia das Crianças e outra em dezembro, especial de final de ano! A ideia é fazer com que o aluno tenha a experiência completa de aprender uma arte, praticar e sentir o gostinho de estar no palco, algo mágico, que mudar vidas!

 

A oficina de violino faz parte do projeto intitulado O Palco, que tem como objetivo trazer os jovens para o universo das artes de forma lúdica e divertida! Além de violino, estão sendo trabalhados o teatro, a dança e a poesia, em outras escolas da rede pública de São Paulo