Com múltiplos papéis, alunos do Ary Barroso se apresentam em O Palco

O Escola Estadual Ary Barroso se prepara para a apresentação do projeto O Palco, no próximo final de semana, dias 8 e 9 de dezembro, no Espaço Leão XIII. O espetáculo ‘A Família’ irá trazer cenas do cotiado e seus conflitos em um formato surpreendente de apresentação itinerante por diversos ambientes no grande dia de celebração da iniciativa do Polo Cultural.

A crianças participantes irão passear pela sede espaço Leão XIII levando o público a uma imersão na apresentação. “Esse espetáculo é itinerante porque o público começa a reunião na cozinha do espaço e vai para a sala principal nas primeiras cenas. Uma das músicas será cantada pelos alunos na escada e na sequência a plateia é encaminhada para uma segunda sala, para só depois retornar ao salão principal nas cenas finais”, explica o professor de teatro do projeto Rafael Curátolo.

O desafio para os alunos não será somente encarar esse ambiente mais intimista, em que atores e público não estão separados entre palco e plateia, pois a mudança se estende do ambiente para os personagens.

“Eles terão uma vivência cênica em diferentes papeis. Por exemplo, um ator pode ser o filho em uma cena na primeira apresentação. No dia seguinte, na segunda peça, ele será o pai. Eles vão viver o mesmo contexto de pontos de vistas diferentes”, esclarece Curátolo.

Essa vivência multifacetada da peça é também uma estratégia educacional adotada pelo professor ao longo do ano. “Viver o mesmo contexto de perspectivas diferentes é um ganho na formação desses alunos, pois muda a maneira como ele enxerga a si e a maneira como ele enxerga o mundo”, pontua o educador.

Um dos objetivos do projeto O Palco é proporcionar uma experiência de espetáculo, porém ele não se torna maior do que todo o conhecimento acumulado na jornada construída até a peça.

“O dia da apresentação é sempre um grande dia. Mas nesse processo de finalização do ano, precisamos ter dois grandes entendimentos com o projeto O Palco: o processo e o produto final. Nosso processo é sempre maior do que o produto final, porém isso não exclui a beleza e o encantamento da apresentação”, reforça.

O espetáculo “A Família” será dividido em seis esquetes, as quais reunirão textos de diversos autores e um repertório da música popular brasileira. O tema foi levado adiante para a apresentação deste ano, pois tem forte identificação com os jovens participantes do projeto O Palco e com o público de maneira geral. “Partimos de uma experiência em comum para nos aprofundar nas relações”, reiterou Rafael Curátolo.

O professor divide a condução das aulas do projeto O Palco e a apresentação do espetáculo com Abigail Winer, que aproveita sua grande experiência com o canto para trazer essa linguagem de forma profunda, junto com produção teatral.

O espetáculo será realizado à noite, às 20 horas, no próximo final de semana. O local contará com uma iluminação especial que promete trazer ainda mais magia e encantamento para a peça.

 

Venha assistir:

Quando: 8 e 9 de dezembro – 20 horas

Onde: Rua Leão XIII, 243 – Jd. São Bento

Entrada gratuita