O circo chegou no Jaçanã! Peça de O Palco traz espetáculo circense!

Mais uma vez, o CEU Jaçanã se prepara para a apresentação final do projeto O Palco, mas dessa vez o tablado promete se transformar em arena, pois o núcleo da zona norte vai trazer o Circo como tema de um espetáculo completo. As turmas entram em ação dia 1 de dezembro, no teatro do próprio CEU Jaçanã, às 14 horas.

A temática do O Palco no Jaçanã será completa. Não apenas abordará o dia a dia de um circo, como também irá mostrar os bastidores antes de um espetáculo e tudo que envolve o fazer artístico do circo, das angústias às risadas.

“É uma família circense que acha um local para montar o seu circo. Mostra o antes do espetáculo, a montagem, os ensaios e os conflitos, se haverá público, por exemplo. Hoje o mundo tem muito da tecnologia e essa questão de quase abandono do circo é mencionada, além disso traremos um romance entre o palhaço e a bailarina e diversos número circenses”, detalha Andresa Retti, professora de teatro e roteirista do espetáculo.

O Palco mantém aulas de teatro, com a professora Andresa, e de dança, com o professor Edson Santos, além de uma turma do projeto Acessibilidade, coordenada por Bruna Burkert. Eles estarão todos juntos na peça.

“Ano passado tivemos uma peça só do grupo do Acessibilidade, esse ano estamos completamente juntos”, explica Retti, que também participa da ação para os alunos com deficiência no Jaçanã.  “Esse ano as cenas estão intercaladas na peça inteira. Aqueles alunos que não tem deficiência recebem muito bem as crianças do Acessibilidade.  Temos sempre cena com esses pares, estão trabalhando juntos!”, ressalta.

A grande novidade é a presença de malabarismos, acrobacias e técnicas circenses, que só foram possíveis com uma intervenção artística de três professores: Thiago Dias, Gabriel Granado e Marisa Silva. O trio trouxe a linguagem do circo para perto das crianças do projeto O Palco no Jaçanã.

“Os professores são sensacionais para lidar com as crianças, porque além de artistas também são educadores. Isso ajudou muito”, comenta Andresa, que foi incluindo os novos aprendizados circenses no roteiro da peça. “Os malabares foram os mais difíceis, mas os alunos se superaram. Eles gostaram muito e tudo foi aplicado na peça. Eu fui costurando as cenas, por isso a participação dos professores foi fundamental para estruturar uma peça circense”, elogia. Gabriel Granado também entrará em cena com uma participação em dois números de mágica.

As últimas semanas foram de encontros mais frequentes para os alunos, cuja ansiedade já começa a aparecer. “As crianças estão super ansiosas, porque antes a peça era só em dezembro, agora dezembro é nessa semana!”, conta a professora.

 

Venha para assistir!

Onde: CEU Jaçanã – R. Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira

Quando: 1 de dezembro – 14 horas